Bolachas chupa-chupa


No final desta semana (dia 20 de Dezembro) celebramos 10 anos do nosso casamento (feliz). Sei que não são assim tantos, mas já é uma data bonita para celebrarmos o nosso amor e a alegria de vivermos em família!

Já passaram 10 anos e todos os dias reconheço a felicidade de ter este Sopa ao meu lado. Não, não é um homem perfeito (e ainda bem!), mas é o homem que me completa, que me entende, que atura as minhas luas, que me abraça quando estou triste, que sabe rir comigo, que aceitou fazer dieta comigo para ficarmos os dois ainda mais giros, que é o melhor pai que os meus filhos podiam ter... enfim, é o homem que amo! Ainda sinto borboletas na barriga a relembrar todas as coisas boas que partilhamos juntos.

Mas, pronto... não me quero alongar neste assunto, porque não o quero deixar sem jeito perante os amigos que também seguem este espaço e porque, na realidade, o que me levou a introduzir este tema de amor foram estas bolachas em jeito de chupa-chupa! E eu vou explicar melhor porquê:

Eu queria umas bolachinhas destas para oferecer aos "meus" meninos da catequese antes das despedidas para o Natal. Mas, infelizmente, a loucura dos últimos dias não me reservou tempo para as fazer. Mas... (atentem bem neste 'mas' e vejam como sou uma mulher de sorte), em jeito de surpresa, à hora em que precisava das bolachas, lá apareceram elas lindas, lindas, pela mão do meu Sopa.

E aqui ficam as fotografias que não me deixam mentir... são mesmo umas bonitas bolachas! E é uma boa sugestão para surpreenderem alguém neste Natal, com este miminho doce.

(nota: não sei se ele me vai deixar publicar este post ou apagá-lo depois de ser publicado!)

  • 175 gr açúcar em pó
  • 230 gr manteiga sem sal à temperatura ambiente
  • 420 gr farinha sem fermento
  • 1 colher de chá de sal
  • 2 colheres de chá de fermento
  • 1 ovo
  • 1 colher chá de aroma/extracto baunilha
  • pauzinhos de espetada
  • bolinhas de açúcar coloridas


Comece por bater a manteiga com o açúcar durante 2 ou 3 minutos até ficar leve e fofa.
Adicione o ovo e a baunilha e bata novamente para misturar bem.
Junte o fermento, o sal e a farinha aos poucos, batendo sempre até incorporar bem.
Com as mãos, faça uma bola com a massa (se tiver pouco espaço, divida a massa ao meio e repita o processo em duas vezes) e com um rolo estenda-a sobre uma mesa/bancada polvilhada com farinha, numa altura de mais ou menos 3 mm.
Corte círculos com cerca de 5 cm de diâmetro e coloque-os no tabuleiro do forno forrado com papel vegetal.
Rodando os pauzinhos de espetada, espete-os nas bolachas até um pouco mais de metade da bolacha.
No final, pressione ligeiramente com os dedos a zona onde espetou o pauzinho, para que a massa fique "colada" aos mesmos (caso contrário, depois de cozidas, facilmente caem).
Leve ao forno a 180ºC durante uns 10 minutos, até secarem. Não as deixe cozer demasiado!
aqui estão elas acabadinhas de sair do forno:


Para a decoração:

  • 1 clara de ovo
  • 400 gr açúcar em pó

Bata a clara em castelo e depois adicione aos poucos o açúcar. Esta mistura deve ficar bem firme e espessa para que as espirais não se "desfaçam". Se necessário, adicione mais açúcar em pó.

retire uma colher de sopa do preparado anterior para uma taça e misture uma colher de sopa de água. Mexa para ficar mais líquida.
Pincele as bolachas com esta mistura líquida, para depois as bolinhas coloridas se colarem!
Com um saco de pasteleiro e um bico de ponta fina (se não tiver, não se preocupe: um saco de plástico limpo serve perfeitamente, cortando um cantinho com uma tesoura), decore a gosto. Deixe secar!










0 comentários:

Enviar um comentário

Pesquisar

Siga-nos no Facebook!

Gosta?

Fotos!

RSS
Instagram


Categorias

Com tecnologia do Blogger.

Blogs Portugal

Top blogs de receitas

Visitas