Gaspacho dos Sopas com melancia, acompanhado de queijo cabra com crosta de amêndoas algarvias e pãezinhos crocantes aromatizados

Cá em casa nem todos gostam de gaspacho. Aliás, só uma pessoa é que gosta realmente de gaspacho! Mas ainda assim, a "alembradura" desta receita veio também de quem não aprecia a iguaria "AlgarviAlentejanAndaluza". E assim aproveitámo-la para participar no desafio com sabor a verão do  blog cinco quartos de laranja e do Bela Vista hotel & SPA.
A introdução da melancia em substituição do pepino na base do gaspacho (também há quem o conheça como Arjamolho) dá um ar mais fresco e frutado ao prato, que contrasta depois com paladar mais salgado e forte do queijo de cabra. Para lhe dar alguma textura, decidimos usar as nossas (deliciosas) amêndoas algarvias para criar uma crosta que é de comer e chorar por mais. Depois desta experiência, os próximos meses de verão vão ter muito gaspacho, isso é certinho!
... e até quem não gostava de gaspacho, comeu e deliciou-se! 

Assadura à moda de Monchique


Ao olhar agora para estas fotografias, não consigo desviar os meus olhos da sangria! Está calor, um calor de verão, por estes lados, e vinha mesmo a calhar esta sangria tão fresquinha! Mas, pronto… este assunto fica para outro post.
A assadura à moda de Monchique é muito apreciada cá em casa, sobretudo nesta altura do ano, que pede comidas leves e simples.
Neste prato, as febras grelhadas ficam aprumadas com alhinhos picados, salsa, azeite e vinagre.
Podem aproveitar-se sobras de febras grelhadas noutra refeição e fica um prato “redon” ou “redondon” (com pronúncia francesa!) como diz a nossa prima Cristina e que significa “restos de ontem” ou restos “de antes de ontem”! :-)
Mas... com as febrinhas acabadas de grelhar, fica muito mais saboroso e se não resistir a umas batatinhas fritas, vai ficar ainda mais apetitoso.
Ah... e não se esqueça de saborear este prato com um sangria bem fresquinha!
Aproveitem estes dias de verão, juntem os amigos e experimentem este prato regional algarvio!



Vales de Ambrães - Verde


Um vinho verde que experimentámos e gostámos bastante: muito fresco e aromático, apesar de ser diferente daquilo que se pode tradicionalmente esperar de um vinho verde - é um vinho mais robusto, e mais intenso. Para além disso, seguindo uma nova forma de fazer vinhos verdes que começa a ser recorrente, não tem as famosas "bolhinhas" que caracterizam este tipo de vinhos. Gostámos bastante e o preço é aceitável: cerca de 3,5€.

O nosso palato: 

A nossa carteira: 

Risotto com espargos brancos, presunto e amendoins


Às vezes temos coisas na despensa que vão lá permanecendo, sem sabermos muito bem o que fazer com elas. Na nossa, havia uma lata de espargos brancos, que nos tinha sido oferecida, há já algum tempo e nestes dias de sol, fomos inspirados para preparar um risotto.
Depois de algumas invenções saiu esta receita de risotto com espargos brancos e presunto, finalizado com ovos de codorniz e amendoins. Uma combinação improvável, esta dos amendoins, mas surpreendentemente agradável com o sabor rico e carnudo dos espargos.
Qualquer um poderá dizer à partida que com espargos frescos fica mais saboroso. Não temos dúvida que sim, mas este também ficou muito bom.
Permanece na nossa despensa mais espargos brancos de conserva, querem partilhar connosco outras ideias culinárias para os utilizarmos? :-)
 

"Empadas" de cereja e chocolate preto



Quando chega a época de determinados produtos, a vontade de experimentar novas receitas é uma constante... E com as cerejas não foi exceção! Estes bolinhos que batizamos de "empadas" pelas suas semelhanças visuais foram inspirados numa receita de um blog espanhol (kanela y limón) com o acrescento do chocolate preto, que combina muito bem com as cerejas. As cerejas, essas, não eram do Fundão como se desejaria, mas cumpriram bem a sua parte... Um doce a repetir!

Focaccia com tomate, alecrim e azeitonas


A focaccia é de origem italiana e no fundo é uma espécie de pão aromatizado com ervas e enriquecido com azeite e, neste caso, com azeitonas e tomates cereja.
Esta focaccia tão simples de fazer tem o segredo de juntar a sêmola de milho, que dá uma camada mais crocante por cima, tornando-a mais "rústica" e deliciosa, ficando leve e fofa por dentro!
Esta, concretamente, foi uma das iguarias de um jantar de petiscos que partilhámos com uns primos bem dispostos e cheios de histórias para contar... falámos muito de arte em geral e de fotografia em particular!

Bolachas de amendoim com chocolate


Depois de uns dias de férias em família e rodeados de amigos, daqueles com ‘A’ maiúsculo, que mimam os nossos filhos com brincadeiras e risos, e com quem nos sabe bem partilhar a vida, aqui fica uma receita doce.
Umas bolachas de manteiga de amendoim e pepitas de chocolate, óptimas para um lanche e que os nossos “monstrinhos das bolachas” gostaram tanto que as comiam aos pares seguidos. Acabaram-se num instante!


Pato Frio - Branco - Alentejo


Por vezes esquecemo-nos que existem garrafeiras especializadas que nos permitem ter um atendimento personalizado e uma certa garantia de qualidade nos vinhos sugeridos que não conseguimos ter no supermercado... e quando experimentamos, podemos "desmistificar o mito" de que as garrafeiras só têm vinhos caros! Foi o caso deste vinho, comprado na About Wine - Vinhos & Gourmet de quem gostamos bastante e onde de vez em quando fazemos umas compras e umas provas de vinhos... Sugeriram-nos este vinho, por cerca de 4 euros, e de facto foi uma boa sugestão! Achámos um vinho branco diferente, capaz de substituir um vinho tinto a acompanhar um prato mais "pesado" ou complexo. É um vinho intenso - o que já temos encontrado noutros vinhos com a casta Antão Vaz dominante -, frutado e encorpado.
Para acompanhar pratos de verão preferimos outros vinhos mais simples, mas este faz muito boa figura até a acompanhar um bom queijo, relegando um tinto para segundo plano nesta altura de verão!

O nosso palato

 A nossa bolsa 


Mini hambúrgueres com maçã verde e sidra Somersby


Este fim-de-semana prolongado marcou mais a preguiça do que novas aventuras gastronómicas! Mas… ainda assim, houve tempo e energia para combinarmos uns sabores que estavam na nossa agenda para uma nova receita.
Cá em casa, gostamos muito de hambúrgueres caseiros, feitos com boa carne. Desta vez, combinámos a carne acabada de picar com o sabor ácido e doce das maçãs e ficou uma receita a repetir.
Combinámos estes mini hambúrgueres com umas batatas assadas no forno com ervas aromáticas e limão e uma salada verde com nozes. Simples, saudável, económico e muito saborosa. Aprovada também pelas bocas “difíceis” dos nossos filhos.


Tortilla de presunto, queijo e maçã


Há dias em que nos apetece jantar mais tarde e no sofá, depois de haver silêncio na casa com os miúdos já a dormir!
São dias em que aproveitamos ao máximo o final do dia, estamos com os miúdos, tratamos das tarefas domésticas e depois sim, depois são os nossos minutos de descanso.
Neste dia, depois de uma sopinha, experimentámos uma tosta diferente com queijo cheddar, presunto, maçã e pimentos "jalapeños"... estava tão boa que não resistimos a uma segunda dose!

Tortillas || 1 maçã || queijo cheddar || pimentos em conserva "jalapeños" || presunto || maionese || coentros || cebolinho

Coloque sobre a tortilla o presunto partido aos bocadinhos, depois o queijo também partido aos bocados, fatias de maçã e os pimentos picados (cuidado que estes pimentos costumam ser muito picantes!).
Salpique com folhas de coentros e cebolinho picado.
Enrole as tortilhas (ou dobre ao meio), coloque numa frigideira com o fundo engordurado e deixe dourar dos dois lados e o queijo derreter.

Desfrute, e da próxima vez invente os seus molhos e recheios e partilhe aqui connosco!


Sem Fim - Branco (Douro)

Este vinho foi mais uma experiência feliz: já conhecíamos o seu irmão tinto, e por isso tentámos refrescar o calor que já se faz sentir com este branco fresquinho que se vende no jumbo por um preço bastante aceitável para a sua qualidade - entre 2 e 3 euros.
É um vinho simples - como aliás nós achamos que os vinhos brancos de Verão devem ser - com aromas fresquinhos (os tais reflexos citrinos que o enólogo escreveu) e muito leve. Ideal para acompanhar mariscos e outras comidas que normalmente associamos ao Verão. Se lhe sobrar um peixinho assado, experimente fazer a nossa salada e acompanhar com este vinho. Um vinho a repetir!

O nosso palato: 
O nosso bolso: 




Pesquisar

Siga-nos no Facebook!

Gosta?

Fotos!

RSS
Instagram


Categorias

Com tecnologia do Blogger.

Blogs Portugal

Top blogs de receitas

Visitas